BLOG Dicas Práticas

Cinco produtos ecológicos e fáceis para agregar à rotina

Cinco produtos ecológicos e fáceis para agregar à rotina

Nada como a experiência para nos trazer conhecimentos práticos, não é mesmo? Então, vamos a eles...

Antes do Agora Sou ECO nascer, em 2018, eu usava saquinhos, canudos e copos descartáveis rotineiramente. Apesar de isso me incomodar, faltava aquele start na mudança de hábitos. Também sentia dificuldade para encontrar produtos sustentáveis e fazer trocas e adaptações.

Meu primeiro insight foi no supermercado. Lembro-me como se fosse hoje. Olhei a quantidade de saquinhos plásticos usados por clientes na seção do hortifruti e nos caixas, e me dei conta que o destino deles, ao chegar em casa, seriam o lixo. Pensei: “Socorro! Como posso consumir de uma forma diferente?”.

Foi aí que nasceu nosso primeiro produto sustentável: os saquinhos para hortifruti.

#1 Saquinhos reutilizáveis para hortifrutti

Sabe aquele monte de saquinhos plásticos de supermercado que as pessoas usam para colocar frutas, legumes e verduras e depois pesam esses produtos no caixa? É possível substitui-los pelos saquinhos reutilizáveis. No início, a minha maior dificuldade era lembrar de levá-los sempre juntos. Sei que muita gente desiste porque esquece. Então, para não esquecer, adotei algumas estratégias que me ajudaram muito:

Procurava sempre deixar os saquinhos reutilizáveis dentro do carro, que, até hoje, é meu meio de locomoção principal, pois moro no interior e aqui não temos outras opções de transporte, além de tudo ser muito longe. Ao chegar em casa, já retiro as compras de dentro dos saquinhos e os deixo em um lugar estratégico para a próxima ida até o carro, uma forma de não os esquecer mais.

Caso você não tenha os saquinhos reutilizáveis, os alimentos podem ser pesados direto no caixa de supermercado. Vejo muitas pessoas colocando um ou dois produtos nos saquinhos de plástico para depois pesá-los e isso é totalmente desnecessário. E mais adiante eu te explicarei o porquê.

Outra vantagem dos saquinhos reutilizáveis para hortifruti é que eles podem ser lavados facilmente e ainda secam rápido. Já tenho o mesmo kit há quase três anos e ele continua intacto, ou seja, sua durabilidade também é uma vantagem.

Quer mais motivação para adquirir os reutilizáveis? Fizemos um cálculo precioso: usando o kit por um ano, deixamos de jogar fora quase mil saquinhos plásticos. Imagine esse número multiplicado por cada pessoa na sua cidade, no seu país e no mundo? Quando paramos e pensamos na quantidade de produção de sacos plásticos, nos damos conta que as sacolas reutilizáveis são extremamente necessárias e urgentes.

#2 Ecobags

Por falar em adaptação no hábito de usar os saquinhos plásticos, outro produto altamente sustentável, que se encaixa perfeitamente com os saquinhos do hortifruti, são as ecobags, uma bolsa perfeita para você carregar praticamente tudo.

Como é quase impossível mudar um hábito e não mudar o outro, para não esquecer de usar as ecobags, o processo é o mesmo: chego em casa, tiro as compras e deixo as ecobags em um lugar estratégico para guardá-las no carro novamente.

As sacolas reutilizáveis têm muitas vantagens: são fáceis de lavar, são fáceis de carregá-las para as compras no mercado e, além disso, são muito resistentes. Elas aguentam frutas, legumes e outros produtos, sustentando, uma média, de 15 quilos, sem o risco de rasgá-las, como acontece com o material plástico. As ecobags da Agora Sou Eco são feitas de tecido algodão cru e suportam até 28 quilos. Para a minha rotina, quatro ecobags são suficientes para uma compra de médio porte.

Outra vantagem é o impacto ao meio ambiente. Você sabia que uma sacola de plástico pode demorar 100 anos para se decompor? Como a maioria não é biodegradável, boa parte vai parar nos mares, causando a morte de diversas espécies. Estima-se que em 2050 os mares terão mais plástico do que peixes.

Como a ecobag pode ser dobrada, você pode levá-la na mochila, na bolsa e até no bolso, ou mesmo pode transformá-la em uma bolsa; há muitos modelos lindíssimos que agregarão ao seu estilo. Ou seja, ao invés de usar a sacola de papel das lojas, sacolas de plástico de supermercado e feiras, você substitui pela ecobag. Isso ainda ajuda a conscientizar os donos e atendentes de comércios que automaticamente nos oferecem as sacolas de plástico e de papel, quando isso é totalmente desnecessário.

#3 Dispense os canudos

Outra mudança significativa é recusar os famosos canudos de plástico. Caso você não tenha um canudo reutilizável, é só beber diretamente no copo, simples assim. Esse é um dos hábitos mais fáceis de mudar, porque, literalmente, só depende de você.

Quanto mais os clientes recusarem os canudos nos estabelecimentos, maior a chance de os empresários perceberem que estão investindo em um item altamente desnecessário, sendo um fator determinante para a economia do local e do planeta.

#4 Bolsa EcoWrap

A bolsa EcoWrap é excelente para substituir o plástico filme na cozinha. Foi uma invenção do meu marido e é um produto sensacional. Ele sempre ficava incomodado com as folhas e legumes que em poucos dias murcham na geladeira, e que são difíceis de serem envolvidas no ecowrap normal. Mas as bolsas EcoWrap da Agora Sou Eco são muito práticas: depois de higienizar os alimentos, você os coloca dentro da bolsa e fecha com zíper, aumentando consideravelmente a durabilidade das frutas, verduras e legumes, garantindo um alimento fresco por mais tempo. A bolsa é maleável e aderente, de fácil higienização, podendo ir ao congelador e com durabilidade média de um ano.

#5 Buchas Vegetais

As buchas vegetais foram um dos últimos produtos sustentáveis que incluí na minha rotina, e confesso que eu estava um pouco resistente com a mudança, achando que não daria certo. Porém, me surpreendi positivamente de forma imediata. A bucha vegetal é capaz de limpar tão bem quanto a sintética, mas com muito mais vantagem: além durar mais, é compostável, esteticamente mais bonita e perfeita, exatamente como a natureza nos presenteou. A bucha sintética, ao contrário, deriva do petróleo e demora anos para se decompor na natureza, além de ficar com um aspecto horrível depois de usada.

Caso você queira limpar a bucha vegetal e prolongar a sua durabilidade é super simples: coloque-a de molho, uma vez por semana, em uma solução de cloro com água por 30 minutos. Isso vai deixar o material livre de bactérias e branquinho novamente.

Gostou de saber mais sobre esses produtos ecológicos? Em nosso site você vai encontrar várias outras soluções ECO que serão suas aliadas também! E em nosso Instagram a gente sempre compartilha dicas e experiências que podem te inspirar :)

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?