BLOG Dicas Práticas

Como ser sustentável de modo prático? 35 mudanças que eu apliquei na minha vida em um ano e você pode conseguir também

Como ser sustentável de modo prático? 35 mudanças que eu apliquei na minha vida em um ano e você pode conseguir também

(Escrito por quem está numa longa jornada eco, já testou muitas mudanças e substituições e quer compartilhar com o mundo as mais fáceis e eficazes na sua própria experiência de como ser sustentável. E receber também sugestões de como melhorar ainda mais.?)

Criamos uma lista de dicas sustentáveis para te ajudar a entender como mudar pode ser simples. Estamos numa longa jornada eco, testamos diversas mudanças e substituições e decidimos compartilhar com o mundo o que aprendemos de mais fácil e eficaz. Também vamos adorar receber sugestões de como melhorarmos ainda mais!


COMECE PELO MAIS FÁCIL

Antes de apresentarmos a nossa lista de como ser sustentável, queremos ressaltar que toda mudança importa, por isso, não se cobre tanto. O mais importante é realizar uma mudança de cada vez. Cada pessoa é diferente, por isso, comece com as mudanças mais fáceis, de acordo com os seus hábitos. Lembre-se: cada mudança conta muito.


COMPARTILHE IDEIAS

Se conecte com você, com a sua natureza e com outras pessoas que partilham dos mesmos interesses, assim ficamos mais fortes e encontramos - entre todos - mudanças mais sustentáveis.

Além da recomendação de tomar um banho de no máximo 5 minutos, que você já deve saber, separamos outras orientações que vão te mostrar como podemos mudar de uma forma leve.


VAMOS À LISTA DO AMOR: COMO SER SUSTENTÁVEL?

1. Reaproveite embalagens

A maneira mais fácil de ser sustentável é reutilizar, seja roupas ou embalagens. Se não podemos impedir as embalagens, vamos usá-las de outras formas, como o uso de vidros para itens a granel, saco grande do papel higiênico pra aproveitar o saco. Calçados e bolsas que vem em saquinho de tecido, dá pra usar no mercado. As sacolas de papel que embalaram o presente que você ganhou podem ir no vai e volta e embalar outros presentes e até mesmo colocar sua doação de roupas. Informação importante: a reciclagem deve estar no fim da vida do produto e não, necessariamente, quando o recebemos e não o queremos guardá-los. Use-os para outras finalidades.

2. Seque suas roupas com o vento

    Uma dica muito simples e muito efetiva é deixar suas roupas secarem naturalmente, no vento. Para economizar energia elétrica, temos a natureza à nossa disposição para fazer o papel da máquina de secar. - “Mas aonde eu moro, não tem espaço para isso”. Sabemos que não é todo mundo que tem um quintal, porém você pode pendurar as roupas no varal para tirar o excesso de água e só depois colocá-las na máquina para terminarem de secar, o que também pode ser feito durante o inverno, em lugares úmidos.


    3. Otimize o uso da máquina de lavar roupas

    Ao invés de lavar poucas roupas várias vezes ao mês, é muito mais prático acumular as peças e levá-las de uma só vez. Você aproveita a capacidade máxima da máquina de lavar, consome menos água, menos produtos de limpeza e menos energia elétrica.

    4. Transforme suas roupas

      Já pensou dar novas caras a elas? A moda muda toda hora, mas o nosso estilo é mais sólido. De repente, vale mais a pena adaptar o que você já tem ao invés de comprar mais roupas. Nossa dica são as peças curingas, que servem para diferentes momentos e que permitem adaptações. Exemplo: uma camisa branca pode ser usada com uma roupa mais social, com uma saia, shorts e um tênis, ou até mesmo como uma saída de praia. Montar looks com poucas peças estimula muito a nossa criatividade. Apostamos que você vai gostar da experiência.

      5. Compre roupas em brechós

        Por falar em tendências, comprar roupas em brechó é uma das formas mais sustentáveis de vestir-se. Evitamos que novas matérias-primas sejam necessárias para confeccionar uma peça de roupa nova, economizamos energia e produtos químicos. Muitas dessas peças de roupas acabam indo para aterros e lixões. Além disso, comprar roupas em brechó é sinônimo de economizar dinheiro. Outra dica é doar as roupas que você não usa mais.

        6. Feche a torneira enquanto escova os dentes

        Economizamos muita água com esse simples hábito. Acredita-se que se deixarmos a torneira aberta, podemos desperdiçar uma média de 10 a 15 litros de água em cada escovação.

        7. Evite produtos descartáveis

        Muitas vezes estamos fora de casa e simplesmente esses produtos aparecem. Vale montarmos um kit lixo zero, com os produtos que temos em casa, e sempre carregá-los na bolsa ou mochila para evitar consumi-los na rua, como uma garra de água, um copo, talheres e canudo, por exemplo. São itens simples que evitam que milhares de plásticos sejam descartados.

        8. Bucha vegetal no lugar da esponja sintética para lavar louça

        Apesar do preconceito inicial que tínhamos, ela nos surpreendeu: dura muito tempo (de 2 a 3 meses), e limpa tanto quanto uma esponja sintética. A bucha vegetal se torna mais barata também porque sua durabilidade é maior.

        Algumas esponjas sintéticas, dependendo da marca, duram bem menos, nos obrigando a trocá-las duas vezes por mês, pelo menos. A bucha vegetal é mais prática de lavar e não deixa aquele péssimo aspecto de estar cheia de gordura.

        Bucha vegetal com aproximadamente um mês de uso

        9. Cozinhe mais em casa

          Essa dica fará bem para o planeta e para o seu bolso, já que o delivery produz muitos plásticos e papeis que acabarão indo para o lixo. O segredo para quem não tem muito tempo, é planejar as refeições da semana e cozinhar uma única vez. Assim, reduzimos também o desperdício dos alimentos e ganhamos tempo. Outra dica é, se não quiser comer a sua comida em um determinado dia, ao invés de pedir comida, você pode substituir por ir ao lugar, caminhando ou de bicicleta, eliminando os plásticos que vêm com o delivery.

          10. Remova a maquiagem de modo sustentável

          Use o óleo de coco e tire o excesso com ecopads, que são os discos de algodão reutilizáveis. Uma forma de transformar essa rotina em lixo zero.



          11. Pratique o plogging

          Quando estiver caminhando ou correndo e encontrar algum lixo no chão, recolha. Já ouviu falar emplogging? É uma iniciativa que junta o esporte físico com o cuidado ao meio ambiente. Durante a caminhada ou corrida, aproveitamos esse momento para recolher o lixo que encontramos pelo percurso.

          12. Opte por latas

          Se você for comprar uma bebida já pronta, como cerveja ou sucos, prefira sempre a latinha. O Brasil é líder mundial na reciclagem de alumínio, reciclando em torno de 98% desse material. Em contrapartida, infelizmente, reciclamos apenas 2% do plástico.

          13. Separe o lixo orgânico

          Separar o lixo entre orgânicos, recicláveis e rejeitos, além de conseguimos dar um destino adequado aos resíduos, nos faz observar como podemos diminuir esses materiais que estão sendo produzidos.

          14. Segunda-feira sem carne

          Não precisa ser vegano ou vegetariano se você não quiser, mas já pensou em não comer carne um dia apenas na semana? Reduzir o consumo de carne faz bem para você, pois diminui o risco de diabetes, doenças cardiovasculares, controle do peso e o risco de alguns tipos de câncer. Faz bem pelos animais, pois, só no Brasil, a cada minuto, são mortos cerca de 10 mil animais. E faz bem para o planeta, pois são usados cerca de 14 mil litros de água para cada quilo de carne produzido.

          15. Use saquinhos de papel no lixeiro do banheiro

          No lixo do banheiro só descartamos resíduos secos, então não há necessidade de usarmos as sacolinhas plásticas. As de papel se degradam bem mais rapidamente, e assim, não correm o risco de acabarem indo para as ruas, boca de lobo e o oceano. Uma dica é reutilizar jornais velhos, fazendo uma espécie de envelope.

          16. Compre em feiras locais

          Procure saber o dia das feirinhas locais e apoie os pequenos produtores. Quando vamos em feiras locais, a gente estreita um laço com a comunidade, compra produtos mais frescos, orgânicos, sem tanto agrotóxico. Quando compramos em um supermercado, o produto viajou, emitindo carbono e combustível por parte dos transportes terrestres. Já os produtos na feira estão na estação do produto, com uma distância menor entre a colheita e a feira. Nós vamos uma vez na semana a feira e compramos para a semana, nos ajudando a criar planejamento e organização. Além disso, comprar na feira pode ser mais barato, porque no mercado os alimentos orgânicos são obrigados por lei a estarem embalados em uma bandejinha de isopor com plástico em volta.

          17. Caminhe mais e use menos o seu carro

          Caminhe mais, ande de bicicleta, pegue carona. Opte por meios de transporte que não agridem o meio ambiente. Esse hábito, diminui a emissão de combustível e também desacelera a nossa mente. Sabemos que isso não é uma realidade pra todo mundo, mas podemos tentar mesclar: usar o carro apenas quando o lugar for muito distante; as demais locomoções podem ser feitas a pé, de bicicleta ou carona.18.

          18.Use lâmpadas de LED

          Se você optar por lâmpadas de LED, terá grande economia de energia elétrica. Mais barato e com maior durabilidade.

          19. Apague as luzes

          Apague as luzes dos cômodos sempre que o mesmo estiver vazio. É algo simples e eficiente para economizar energia elétrica e aumentar a vida útil das lâmpadas.

          20. Que tal fazer uma pequena horta em casa?

          Mesmo se você morar em um apartamento, plante produtos menores, como temperos e vegetais para o seu dia-a-dia. Além disso, é prazeroso poder transformar esse hobby em presentes para amigos que nos visitam e ganham mudas ou sementes, por exemplo. Você pode começar a plantar com o talo do que você comprou, como cebolinha, salsinha, alho poró, cebola, alho e cenoura. Praticamente esses produtos podemos tirar a muda e colocar na água ou plantar. Em poucos dias você já os vê nascendo.



          21. Use guardanapos de pano

          Pra evitar o desperdício de papel e o consumo excessivo de energia e água e todo o processo que tem para o produto chegar até o supermercado, podemos substituir papel por guardanapos de pano, mesmo que acabemos gastando água para lavá-los, o impacto é muito menor e a durabilidade é de anos. Além disso, esteticamente é muito mais atraente o guardanapo de pano, principalmente para receber nossas visitas queridas.

          22. Faça compras a granel

          Você reduzirá o plástico e os saquinhos. Podemos reutilizar os vidros de conservas e os potes de geleia, por exemplo, para guardar os produtos a granel, ou saquinhos de pano. É um hábito simples e super possível. Ainda há poucos lugares que oferecem compra a granel, porém, quanto mais demanda existir, mais oferta teremos.

          23.Use sempre a ecobag

          No mercado, na padaria, na farmácia, enfim, em todos os lugares. Às vezes pensamos em usar a ecobag só no mercado, mas podemos usá-la em qualquer estabelecimento. Muito mais confortável usar a ecobag do que ficar andando com várias sacolas de papel ou plástico nas mãos. No mercado, geralmente levamos três: uma para produtos de limpeza, um para alimentos fechados e outras para verduras e frutas.

          [Kit compra sem plástico]Ecobag + saquinhos reutilizáveis para hortifruti + sacos de pano para compras a granel = milhares de sacolas, sacos e embalagens de plástico que você vai deixar de usar!

          24. Coletores menstruais ou absorventes reutilizáveis

          Quando falamos em absorventes convencionais, não é só o lixo que estamos gerando, mas estamos colocando menos produtos químicos na natureza e no nosso corpo. Uma única mulher pode usar até 15 mil absorvente durante sua vida.

          25. Faça a compostagem dos resíduos orgânicos na sua casa

          Calma. Pode parecer complexo, mas não é. Em média, 50% de lixo de uma casa é orgânico; se compostamos, diminuímos essa porcentagem e contribuímos com a reciclagem. O lixo orgânico natural não precisa necessariamente ir para um aterro. Você pode usá-lo como adubo para a sua horta, mas se não tiver um terreno em casa, você pode adquirir composteiras de apartamento.


          26. Já pensou em pagar suas contas online e não receber mais boletos físicos?

          Algumas pessoas ainda têm medo de aderir ao digital, mas garantismo que para nós funciona muito bem: é simples, prático e muito mais organizado. Se as empresas não estimulam, faça a sua parte. Se você tem um negócio: opte por notas, contabilidade e contratos online. Essa mudança já está acontecendo. É um benefício para todos os lados: empresas, clientes e ambiente.


          27. Aproveite a luz natural da sua casa

          Essa dica é a mais fácil, certamente: Aproveite ao máximo a luz natural. Opte pela luz artificial apenas quando não tiver mais sol. Assim, economizamos energia elétrica e, consequentemente, diminuímos o gasto com a conta de luz.

          28. Use shampoo e condicionador em barra

          Um kit de shampoo e condicionador em barra podem evitar que até cinco embalagens plásticas sejam descartadas. E se os produtos forem naturais, isso melhora ainda mais, pois evitamos contaminar o meio ambiente com os produtos químicos presentes em shampoos e condicionadores comuns.

          29. Conheça e valorize produtos ambientais

          Conheça e valorize as práticas de responsabilidade ambiental das empresas que você consome produtos. Priorize essas empresas na hora de fazer suas compras, indique aos amigos, recomende em seu entorno. É importante para quem produz e é muito importante para quem consome. Assim, criamos uma cadeia produtiva e de consumo mais sólida.

          30. Presenteie algo que a pessoa use

            Quando for presentear alguém, opte por produtos que você tem certeza que o presenteado precisa. Infelizmente, quando presenteamos alguém com algo que ela não precisa, o item pode se tornar somente mais um, e ainda teremos um gasto de dinheiro desnecessário. Quando não souber o que dar, uma dica que todo mundo gosta é receber comida, como geleias, bolos e granolas. Se for feito por você, será um bônus.


            31. Use cotonetes de papel

            O plástico demora centenas de anos para se decompor, e as hastes flexíveis, usadas todos os dias por milhares de pessoas, são leves e facilmente carregadas pelo vento e pela chuva, e acabam chegando nos rios e oceanos. Atualmente, encontramos soluções mais sustentáveis no mercado, feitas com papel ou madeira.

            32. Troque o plástico filme por tecidos encerados

            O problema de usar os plásticos filmes está na hora do descarte desse material, pois, apesar de ser reciclável, no Brasil ainda dispomos de pouquíssima tecnologia para isso. Ele demora uma média de 100 anos para se decompor, e como é leve, acaba indo facilmente para os oceanos e é confundido com comida pelos animais. Os tecidos encerados são feitos de algodão e as ceras e óleos usados possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas, garantindo também maior durabilidade dos alimentos.

            33. Use arejador nas torneiras da sua casa

            Muitas torneiras já vêm com o arejador junto, porém, se a sua não vier, você encontra em lojas de materiais de construção. O arejador mistura ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume. Assim, você economizará muitos litros de água.

            34. Use pentes de madeira para pentear o cabelo

            Se você tem um pente ou escova de plástico, use-os até eles perderem sua função, e quando for realizar a troca, opte pelos de madeira. Eles são melhores porque ajudam a reduzir a eletricidade estática do cabelo, e, consequentemente, o frizz. Quando você realizar o descarte no final da vida útil, ele pode ser compostado, evitando parar em aterros e lixões.

            E por fim, mas não menos importante:

            35. Lave seus produtos recicláveis

            Na hora de lavar a louça, aproveite e lave as embalagens que irão para a reciclagem. Essa ação é muito importante para que o material não seja danificado no processo de reciclagem.


            Gostou de conhecer nossas dicas de como ser sustentável? Em nosso site você vai encontrar várias soluções ECO que serão suas aliadas nessa jornada! E em nosso Instagram a gente sempre compartilha dicas e experiências que podem te inspirar também :)

            Deixe seu comentário

            Comentário

            Nome

            E-mail

            Quanto é ?